Navegação Eventos - Resumos por Autores IPEN "USSUI, V."

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 02849

    USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. ; MENEZES, F.; MENEZES, C.A.B. ; PASCHOAL, J.O.A. . Aplicacao da tecnica de destilacao azeotropica na sintese de pos ceramicos a base de zirconio. In: 40o. CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 12-15 de junho, 1996, Criciuma, SC. Resumo... 1996. p. 56.

    Palavras-Chave: zirconium hydroxides; yttrium hydroxides; azeotrope; distillation; compacting; sintering

  • IPEN-DOC 16165

    ARAKAKI, A.R.; YOSHITO, W.K. ; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. . Avaliacao do efeito do butanol na sintese solvotermica de pos de ceria dopada com samaria e gadolinia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 54., 30 de maio - 2 de junho, 2010, Foz do Iguacu, PR. Resumos... 2010.

    Palavras-Chave: powders; doped materials; cerium oxides; samarium oxides; gadolinium oxides; synthesis; coprecipitation; hydroxides; butanols; solvolysis

  • IPEN-DOC 12669

    YOSHITO, W.K. ; LAZAR, D.R.R. ; USSUI, V. ; LIMA, N.B. ; PASCHOAL, J.O.A. . Avaliacao microestrutural do composito 8YSZ-NiO submetido a reducao em atmosfera de hidrogenio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 50., 22-25 de maio, 2006, Blumenau, SC. Resumo... 2006.

    Palavras-Chave: zirconium oxides; yttrium oxides; nickel oxides; reduction; coprecipitation; hydrogen; anodes; fuel cells; x-ray diffraction; scanning electron microscopy

  • IPEN-DOC 23314

    MATSUI, J.M. ; ARATA, A. ; YOSHITO, W.K. ; USSUI, V. ; LIMA, N.B. ; LAZAR, D.R.R. . Avaliação da degradação hidrotérmica de compósitos de alumina em matriz de zircônia preparados a partir de pós sintetizados por coprecipitação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61., 04-07 de junho, 2017, Gramado, RS. Resumo... 2017. p. 1900-1900.

    Abstract: A adição de alumina em biocerâmicas de zircônia estabilizada com 3 mol % de ítria (3Y-TZP) tem sido considerada uma alternativa eficiente para evitar a transformação acelerada da fase tetragonal para monoclínica em ambiente úmido, condição esta encontrada sob ação de fluidos corpóreos, tais como saliva e plasma sanguíneo. Esse processo, conhecido como degradação a baixa temperatura ou envelhecimento, pode provocar falha catastrófica deste material, inviabilizando a aplicação da cerâmica na área biomédica. Neste sentido, avaliou-se, no presente trabalho, a influência da concentração de alumina na degradação hidrotérmica de compósitos 3Y-TZP/Al2O3. Os compósitos foram preparados a partir de pós sintetizados pela rota de coprecipitação de hidróxidos. A concentração de alumina na 3Y-TZP foi estudada na faixa de 0,05 a 20% em massa. As amostras cerâmicas foram prensadas e sinterizadas a 1530oC por 2 horas e 1620oC por 1 hora. A degradação das amostras foi estudada in vitro a 150°C por 5, 25 e 70 horas em reator hidrotérmico pressurizado. As amostras (n=4) foram submetidas à análise de difração de raios X de acordo com o tempo de envelhecimento, acompanhando a curva cinética de transformação de fase. A porcentagem das fases cristalinas foi determinada pelo Método de Rietveld. A relação entre o tempo de envelhecimento e a concentração de fase monoclínica foi determinada pela equação de Avrami modificada por Kolmogorow (JMAK). Após envelhecimento a 150oC por 70 horas, todas as amostras contendo alumina apresentaram menor concentração de fase monoclínica, comparativamente à cerâmica Y-TZP, que apresentou 67,35% de fase monoclínica. Menores porcentagens de fase monoclínica após o envelhecimento hidrotérmico foram obtidas com a adição de 10 e 20% em massa de alumina na matriz de zircônia, sendo esses valores 57,84 e 53,04%, respectivamente.

  • IPEN-DOC 23623

    SOUZA, R.R. de ; CORDEIRO, G.L. ; USSUI, V. ; YOSHITO, W.K. ; LIMA, N.B. ; NETO, A.O. ; LAZAR, D.R.R. . Avaliação da influência do agente redutor nas características de filmes de óxido de grafeno. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... 2016. p. 2726.

    Abstract: O desenvolvimento de metodologias de síntese química eficientes e de baixo custo tem sido considerado na preparação de óxido de grafeno reduzido para aplicações em diversos campos tecnológicos incluindo as áreas de microeletrônica, biomédica e de sistemas de conversão de energia. Considerando esta abordagem, o método comumente empregado para obtenção de óxido de grafeno, inicialmente desenvolvido por Hummers e Offeman, caracteriza-se por um processo em duas etapas envolvendo a oxidação do grafite e a esfoliação do óxido correspondente por tratamento ultrassônico e centrifugação. A conversão do óxido de grafeno para óxido de grafeno reduzido, por sua vez, tem sido alcançada por meio de reações químicas utilizando uma ampla variedade de agentes redutores. Neste estudo, avaliou-se o efeito de diferentes substâncias, tais como, ácido ascórbico, bissulfito de sódio, borohidreto de sódio e sulfito de sódio na redução de filmes de óxido de grafeno. Os materiais, após lavagem e secagem, foram caracterizados por difração de raios X, espectroscopia no infravermelho e Raman, e microscopia eletrônica de transmissão. Os resultados indicaram que todos os reagentes são promissores para a redução química do óxido de grafeno, com destaque para o bissulfito e o sulfito de sódio pela melhor capacidade de promover a desoxigenação do óxido de grafeno. Dentre estes, o método de redução empregando sulfito de sódio possibilitou a obtenção de filmes com a menor concentração de defeitos estruturais.

  • IPEN-DOC 16216

    ARAKAKI, A.R.; YOSHITO, W.K. ; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. . Caracterizacao de pos de ceria dopada com samaria e gadolinia sinterizados por coprecipitacao e tratados termicamente em butanol. In: ANAIS DO SIMPOSIO MATERIA 2010; SEMINARIO REDES PACOS, 7., 20-22 de outubro, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Resumos... 2010. p. 165.

    Palavras-Chave: ceramics; cerium oxides; synthesis; electrolytes; solid oxide fuel cells; coprecipitation; hydroxides; powders; solvents; butanols

  • IPEN-DOC 02836

    LEITAO, F. ; USSUI, V. ; PASCHOAL, J.O.A. ; FRANCA, Y.V. ; MUCCILLO, E.N.S. ; MUCCILLO, R. . Caracterizacao eletrica de ceramicas de zirconia coprecipitadas com 8, 10, 15, 20 e 25 mol porcento itria. In: 39o. CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 10-13 de junho, 1995, Aguas de Lindoia, SP. Resumo... 1995. p. 31.

    Palavras-Chave: zirconium oxides; ceramics; compacting; sintering; electrical properties; yttrium hydroxides; ammonia; coprecipitation; x-ray fluorescence analysis; chromatography

  • IPEN-DOC 19723

    ARAKAKI, A.R.; EXNER, L.F.; YOSHITO, W.K. ; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. . Caracterização dos compósitos de céria-samária-gadolínia - níquel após redução em atmosfera de hidrogênio em diferentes isotermas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 57.; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CERÂMICA, 5., 19-22 de maio, 2013, Natal, RN. Resumos... 2013. p. 863.

    Palavras-Chave: solid oxide fuel cells; composite materials; cerium oxides; samarium oxides; gadolinium oxides; nickel oxides; powders; synthesis; coprecipitation; hydroxides; solvolysis; ethanol; butanols; microstructure; porosity

  • IPEN-DOC 23303

    GODOY, A.E. ; GARCIA, R.H.L. ; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. . Caracterização microestrutural de 3Y-TZP/AL2O3 obtido por sinterização em dois estágios. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61., 04-07 de junho, 2017, Gramado, RS. Resumo... 2017. p. 1733-1733.

    Abstract: Compósitos de ZrO2 - Al2O3 apresentam boas propriedades mecânicas, alta resistência ao desgaste, estabilidade à altas temperaturas e são resistentes à corrosão. Estes materiais podem ser utilizados como biomateriais, ferramentas de corte e materiais estruturais. O objetivo deste trabalho é o estudo da sinterização em dois estágios de compósitos de ZrO2 - Al2O3. Esta técnica de sinterização inibe o crescimento acelerado de grãos que ocorre no estágio final mas não evita a densificação, podendo-se obter materiais densos com tamanho de grãos reduzidos. A preparação dos pós contendo 20% em massa de alumina, em matriz de zircônia estabilizada com 3 mol % de ítria, foi realizada por meio de coprecipitação. O pó foi seco a 80ºC em estufa por 24h e calcinado ao ar a 800ºC por 1 hora. Depois da compactação a 100 MPa as pastilhas foram sinterizadas em dois estágios: a 1550 ºC por 10 min. e 1500 ºC por 1 hora. As técnicas de caracterização dos pós incluíram determinação da área superficial específica pela técnica de adsorção gasosa, distribuição granulométrica dos aglomerados por difração a laser, difração de raios-X e microscopia eletrônica de varredura. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por densidade aparente, difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura e medidas de dureza. Os pós são ligeiramente arredondados, com área superficial específica de cerca de 120m2/g e tamanho de aglomerados/partículas de aproximadamente 1,8μm. As pastilhas apresentaram microestruturas homogêneas com boa dispersão dos grãos de alumina na matriz e densidades superiores a 95% da densidade teórica.

  • IPEN-DOC 19793

    FEITOSA, S.A.; YOSHITO, W.K. ; LAZAR, D.; USSUI, V. ; VIANA, I.E.L.; VALANDRO, L.F.; BOTTINO, M.C.; BOTTINO, M.A.. Characterization of a full-contour-zirconia and glaze appliction strategy. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR DENTAL RESEARCH, March 20-23, 2013, Seatle, USA. Abstract... 2013.

    Palavras-Chave: teeth; ceramics; glazes; coatings; zirconium oxides; resins; cements; adhesives; microstructure; mechanical properties; scanning electron microscopy; x-ray diffraction

  • IPEN-DOC 14790

    YOSHITO, W.K. ; RESTIVO, T.A.G.; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. ; PASCHOAL, J.O.A. . Cinetica de sinterizacao do composito de NiO-YSZ obtido pela rota de coprecipitacao. In: SEMINARIO DE REDE PACOS, 6., 3-6 de novembro, 2009, Buzios, RJ. Resumos... 2009. p. 29.

    Palavras-Chave: powders; nickel oxides; zirconium; yttrium; coprecipitation; sintering; microstructure; power density

  • IPEN-DOC 16164

    YOSHITO, W.K. ; RESTIVO, T.A.G.; USSUI, V. ; LAZAR, D.R.R. ; PASCHOAL, J.O.A. . Cinetica de sinterizacao dos pos de NiO-YSZ sintetizados pela tecnica de combustao. In: ANAIS DO SIMPOSIO MATERIA 2010; SEMINARIO REDES PACOS, 7., 20-22 de outubro, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Resumos... 2010. p. 162.

    Palavras-Chave: powders; nickel oxides; yttrium oxides; zirconium oxides; urea; sintering; combustion; solid oxide fuel cells; x-ray diffraction; scanning electron microscopy

  • IPEN-DOC 12664

    USSUI, V. ; MARCHI, J. ; MARQUES, M.M.; LAZAR, D.R.R. ; BRESSIANI, A.H.A. ; PASCHOAL, J.O.A. . Citotoxicidade de ceramicas de zirconia-titania e zirconia itria preparadas por co-precipitacao. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 50., 22-25 de maio, 2006, Blumenau, SC. Resumo... 2006.

    Palavras-Chave: zirconium oxides; yttrium oxides; titanium oxides; ceramics; biological materials; cytology; toxicity; coprecipitation

  • IPEN-DOC 22469

    MATSUI, JEFERSON M. ; LAZAR, D.R. ; USSUI, V. ; ARATA, A. ; YOSHITO, W.K. ; LIMA, N.B. . Compósito cerâmico 3Y-TZP/20AlO3 para uso odontológico: síntese por coprecipitação e sinterabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60., 15-18 de maio, 2016, Aguas de Lindoia, SP. Resumo... 2016.

    Palavras-Chave: ceramics; dentistry; uses; synthesis; coprecipitation; sintering; aging

  • IPEN-DOC 16217

    SANTOS, F.S.; YOSHITO, W.K. ; LAZAR, D.R.R. ; USSUI, V. . Deposicao eletroforetica de eletrolitos solidos de 8-YSZ sobre o composito Nio-YSZ. In: ANAIS DO SIMPOSIO MATERIA 2010; SEMINARIO REDES PACOS, 7., 20-22 de outubro, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Resumos... 2010. p. 163.

    Palavras-Chave: ceramics; solid electrolytes; nickel oxides; zirconium oxides; composite materials; solid oxide fuel cells; electrophoresis; deposition; x-ray diffraction; scanning electron microscopy

  • IPEN-DOC 23298

    ARATA, A. ; PRETTO, L.R. DE ; USSUI, V. ; LIMA, N.B. ; FREITAS, A.Z. ; MACHADO, J.P.B.; TANGO, R.N.; SOUZA, G.M.D. DE; LAZAR, D.R.R. . Efeito da porcentagem de fase monoclínica e profundidade da camada transformada na resistência mecânica da 3Y-TZP odontológica após o envelhecimento hidrotérmico pressurizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 61., 04-07 de junho, 2017, Gramado, RS. Resumo... 2017. p. 1918-1918.

    Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a porcentagem de fase tetragonal para monoclínica (t-m) e profundidade da camada de transformação de fase com a resistência à flexão biaxial (FB) de uma cerâmica Y-TZP odontológica submetida ao envelhecimento hidrotérmico acelerado (EH). Discos sinterizados (Lava, 3M-ESPE) foram submetidos ao EH em reator pressurizado a 150°C por (n=8): 0, 5, 25, 70 e 140 horas e analisados por difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) para calcular a profundidade de transformação de fase e a velocidade da frente de transformação. Após o EH os grupos foram submetidos ao teste de flexão biaxial (ISO 6872) e análise de variância 1 fator (ANOVA) (alfa=0,05). A relação entre profundidade da camada transformada e resistência a flexão biaxial foi avaliada pela Correlação de Pearson (alfa=0,05). Os resultados de DRX indicam que a Y-TZP apresentou comportamento sigmoidal de transformação de fase, devido à limitação da profundidade de penetração dos raios X (~6,3 microns). A porcentagem máxima de fase monoclínica observada foi de ~66%. Porém, a análise de MEV demonstrou o crescimento linear da frente de envelhecimento em função do tempo (0,52 microns/h). O ANOVA 1-fator apresentou redução, estatisticamente significante, de 1,3% e 15% da resistência a FB após 5 horas e 25 horas de envelhecimento hidrotérmico, respectivamente, em relação ao grupo controle (1123±75 Mpa). Houve correlação negativa entre profundidade da camada transformada e resistência à FB. Conclui-se que a porcentagem de fase monoclínica e a profundidade da zona de transformação de fase são informações críticas quanto a avaliação do efeito do envelhecimento hidrotérmico nas propriedades mecânicas da Y-TZP, uma vez que o aumento da camada transformada em função do tempo de EH a 150°C diminui a resistência à flexão biaxial da 3Y-TZP.

    Palavras-Chave: dentistry; ceramics; hydrothermal systems; x-ray diffraction; scanning electron microscopy; mechanical properties

  • IPEN-DOC 23622

    CORDEIRO, G.L. ; SOUZA, R.R. de ; YOSHITO, W.K. ; LIMA, N.B. ; USSUI, V. ; NETO, A.O. ; LAZAR, D.R.R. . Efeito do condicionamento de pós de óxido de grafeno reduzido na atividade de nanoplatina para eletro-oxidação de etanol. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... 2016. p. 2725.

    Abstract: O recente interesse em filmes de óxido de grafeno reduzido tem motivado o desenvolvimento de processos para obtenção de nanopós visando aplicações em células a combustível poliméricas. Neste estudo, verificou-se o efeito de técnicas de condicionamento nas características da superfície de pós de óxido de grafeno reduzido, os quais foram obtidos por processos de oxidação-esfoliação do grafite e redução química. As técnicas de destilação azeotrópica e tratamento hidrotérmico foram avaliadas na produção dos pós. Os pós obtidos foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura (MEV-FEG). Catalisadores de platina suportados nos nanopós sem e com os referidos tratamentos foram preparados e testados em reação anódica de oxidação de etanol. Conforme os resultados de voltametria cíclica e cronoamperometria, todos os catalisadores suportados nos pós de óxido de grafeno reduzido apresentaram maior atividade em relação ao material convencional de platina/carbono. Resultados promissores foram obtidos para os nanocompósitos submetidos aos condicionamentos, em termos de potencial de início da oxidação e corrente gerada.

  • IPEN-DOC 25471

    ARATA, A. ; USSUI, V. ; LIMA, N.B. ; LAZAR, D.R.R. ; SOUZA, G.M.D. de; MARCHI, J.. Effect of sintering conditions of zirconia-yttria-titania-based ceramics composite on the densification and microstructure. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON CERAMICS, 7th; CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 62., June 17-21, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Abstract... 2018. p. 123-123.

    Abstract: Glass dissolution and bioactivity are two phenomena strictly related to each other in biocompatible glasses. By controlling the glass dissolution, the ions of the glass matrix can be released on controlled manner, and the glass can play a role as a resorbable or bioactive biomaterial, depending on the ratio of the oxides into glass composition. In this work, we studied the glass dissolution of three compositions of biocompatible glasses with potential applications in regenerative medicine. Glasses based on the system 47SiO2-(37- x)Na2O-(10+x)CaO containing 6 wt% P2O5 (x = 0, 5 and 10) were obtained by melt-quenching at 1500°C/1h. The biocompatibility of these glasses was performed by immersion in a simulated body fluid solution up to 21 days, and then the glasses were characterized by XRD, FTIR, Raman spectroscopy and SEM. Glass dissolution kinetics essay was carried out in buffer solution at pH 7 and 37°C, and the ionic concentration of the leached ions was measured by ICP-OES. The results suggested that the speciation of silicate Qn units plays an important role on dissolution kinetics at the very first time of dissolution, which, in turn, can increase bioactivity. On the other hand, once the hydroxyapatite layer is nucleated on the glass surface, it acts as a barrier between the glass and the aqueous medium, decreasing the dissolution rate. The overall results give new insights about the relationship between dissolution and bioactivity, and how to approach dissolution in bioactive glasses.

  • IPEN-DOC 04588

    USSUI, V. ; LEITAO, F. ; PASCHOAL, J.O.A. . Estudo de algumas variaveis do processo de sintese da zirconia estabilizada com itria por coprecipitacao. In: 37o. CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 22-25 de maio, 1993, Curitiba, PR. Resumo... 1993. p. 37.

    Observação: arquivo não disponível no Repositório

    Palavras-Chave: zirconium oxides; yttrium oxides; coprecipitation

  • IPEN-DOC 12540

    USSUI, V. ; SOUZA, K.P.; YOSHITO, W.K. ; LIMA, N.B. ; LAZAR, D.R.R. ; PASCHOAL, J.O.A. . Estudos de deposição eletroforetica de YSZ para aplicacoes em celulas a combustivel do tipo SOFC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Resumos... 2006. p. 1742.

    Palavras-Chave: solid oxide fuel cells; electrophoresis; yttrium oxides; zirconium oxides; electrolytes; scanning electron microscopy; x-ray diffraction

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.

O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.

Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.