FRANCA, TARCIS V.. Levantamento e prescricao das atividades de CRM para o Centro de Ciencia e Tecnologia de Materiais - CCTM / IPEN. 2002. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 90 p.Orientador: Jesualdo Luis Rossi.
ZOUAIN, DESIREE M.. Parques tecnologicos - propondo um modelo conceitual para regioes urbanas - o parque tecnologico de Sao Paulo. 2003. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 248 p.Orientador: Jose Roberto Rogero.Coorientador: Guilherme Ary Plonsk.
DOI:
10.11606/T.85.2003.tde-27032014-134435
Abstract: Este trabalho propõe um modelo conceitual de Parque Tecnológico adaptado aos requisitos da sociedade do conhecimento, contextualizado para regiões urbanas, de média a densamente povoadas, ou metropolitanas. O modelo é particularizado para a cidade de São Paulo, focalizando o entorno da Cidade Universitária - campus da Universidade de São Paulo, na capital, região onde se encontra uma grande densidade de instituições de pesquisa e organizações de apoio ao desenvolvimento científico e à inovação tecnológica, tais como: o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Butantã e o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC). O modelo considera a alteração da vocação econômica da cidade de São Paulo, a mudança física de empresas de grande porte de setores tradicionais, a alta taxa de desemprego e o mercado extremamente competitivo, fatos esses que são desafios para a implementação de políticas que possibilitem a substituição de atividades declinantes por atividades nascentes, mais competitivas e que auxiliem na atração de investimentos para a cidade. Para apoiar o desenvolvimento do modelo, é construido um panorama de experiências nacionais e estrangeiras em parques tecnológicos, detalhando aspectos estratégicos, estruturais, gerenciais e operacionais, tendo sido analisadas sete experiências nacionais e três experiências internacionais, por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa e entrevistas. O modelo conceitual é elaborado tomando por base três pilares que se apresentam importantes para o sucesso das experiências analisadas durante a pesquisa de campo, a saber: a dinâmica das relações entre os atores envolvidos, a inserção e relação com o meio urbano e as características das empresas e respectivos estágios de desenvolvimento. O modelo proposto reúne quatro grupos de atividades no seu contexto: as atividades de um centro incubador de empresas tecnológicas; as atividades das empresas graduadas ou maduras e micro e pequenas e médias empresas, externas ao sistema, baseadas no conhecimento, bem como instalações de pesquisa e desenvolvimento de grandes corporações em parceria com instituições de pesquisa instaladas na região, e as atividades do Parque Tecnológico propriamente dito, entidade que suporta as ações previstas no modelo. O presente modelo propõe um passo além da idéia de estruturação de um parque urbano, prevendo um núcleo gestor e coordenador, composto por algumas de suas estruturas organizacionais, e a disseminação desse parque na cidade, permitindo irradiar ações coordenadas no meio urbano.
FERREIRA, ALEX R.. O aspecto da propriedade intelectual nos projetos que proporcionam a cooperacao das universidades ou institutos de pesquisas publicos com o setor industrial - estudo de casos. 2002. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 76 p.Orientador: Jesualdo Luis Rossi.
SOUSA, WILLY H. de. Institutos tecnologicos multidisciplinares: contribuicoes para uma reestruturacao institucional e organizacional. 2000. Dissertacao (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade, Universidade de Sao Paulo - FEA/USP, Sao Paulo. 211 p.Orientador: Roberto Sbragia.
BERARDINELLI , CLEITON. Estudo de casos de cooperacao universidade-empresa: uma abordagem do ponto de vista da empresa. 2003. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 71 p.Orientador: Jose Roberto Rogero.
MAGALHAES, ADRIANA B.V.B.. Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa / Knowledge services in science & technology improving the university/research centre-company relationship. 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 253 p.Orientador: Desiree Moraes Zouain.
DOI:
10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613
Abstract: Esta pesquisa propõe um modelo de Estrutura de Serviços do Conhecimento aplicável aos Parques Científicos e Tecnológicos e direcionados às micro, pequenas e médias empresas, de maneira a otimizar a relação empresa universidade centros de pesquisa. A idéia surgiu a partir de leituras e estudos relativos aos parques científicos e tecnológicos e à observação de uma lacuna do conhecimento: não estavam disponíveis trabalhos acadêmicos que modelassem estruturas de serviços de apoio à relação empresa universidade - centros de pesquisa em Parques Científicos e Tecnológicos. A metodologia utilizada na pesquisa foi: estudos exploratórios complementados por pesquisa ação. Foram determinadas cinco dimensões de análise (serviços do conhecimento, desenvolvimento de negócios, serviços comuns, expansão de área, e imagem/visibilidade); com base nas dimensões definidas foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado na forma de e-survey; o questionário foi respondido por gestores de Parques Científicos e Tecnológicos de diversos países (Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Brasil, Turquia e Uruguai). Alguns dos parques estudados, europeus, foram visitados (o que complementou a última fase da pesquisa-ação). Após apresentação, análise e discussão dos resultados, foi formulado o modelo conceitual de estrutura de serviços do conhecimento para Parques Científicos e Tecnológicos. Durante a etapa de formulação do modelo, uma breve discussão sobre a importância do conhecimento e do atendimento das necessidades do cliente, implicou na inclusão de uma interface-cliente no modelo final.
REIS JUNIOR, JOSE S.B.. Métodos e softwares para análise da produção científica e detecção de frentes emergentes de pesquisa / Methods and software for scientific production analysis and detection of emerging research trends. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 106 p.Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso.
DOI:
10.11606/D.85.2016.tde-14102016-131850
Abstract: O progresso de projetos anteriores salientou a necessidade de tratar o problema dos softwares para detecção, a partir de bases de dados de publicações científicas, de tendências emergentes de pesquisa e desenvolvimento. Evidenciou-se a carência de aplicações computacionais eficientes dedicadas a este propósito, que são artigos de grande utilidade para um melhor planejamento de programas de pesquisa e desenvolvimento em instituições. Foi realizada, então, uma revisão dos softwares atualmente disponíveis, para poder-se delinear claramente a oportunidade de desenvolver novas ferramentas. Como resultado, implementou-se um aplicativo chamado Citesnake, projetado especialmente para auxiliar a detecção e o estudo de tendências emergentes a partir da análise de redes de vários tipos, extraídas das bases de dados científicas. Através desta ferramenta computacional robusta e eficaz, foram conduzidas análises de frentes emergentes de pesquisa e desenvolvimento na área de Sistemas Geradores de Energia Nuclear de Geração IV, de forma que se pudesse evidenciar, dentre os tipos de reatores selecionados como os mais promissores pelo GIF - Generation IV International Forum, aqueles que mais se desenvolveram nos últimos dez anos e que se apresentam, atualmente, como os mais capazes de cumprir as promessas realizadas sobre os seus conceitos inovadores.
JAROSZEWSKI, CASSIANE da R.. Os governos estaduais e a política pública de inovação tecnológica: análise a partir do modelo teórico de Hélice Tríplice / State level government and innovation policy in Brazil. 2018. Tese (Doutorado) - Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo. 213 p.Orientador: Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco.Abstract: Esta tese de doutoramento se propõe a discutir qual o papel do governo na formulação e implementação da política pública de inovação tecnológica e os novos formatos organizacionais criados pela interação entre universidades, empresas e governo. A partir do referencial teórico da Hélice Tríplice é possível conceber a inovação tecnológica enquanto resultado da interação entre as hélices universidade, empresa e governo. Dessa interação resultam alterações no funcionamento de cada hélice e a criação de organizações híbridas no ponto de interseção trilateral. Foram estabelecidas três categorias empíricas para compreender o papel do governo na política de inovação: 1. Capacidade do governo de constituir-se como um Espaço de Consenso, 2. Análise dos programas estaduais para interação universidade-empresa e 3. Atuação de três tipos de organizações híbridas: Núcleos de Inovação Tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos. A pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória e de estudo de caso, com as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, observações e entrevistas. As políticas de inovação de três estados foram analisadas em profundidade: Amazonas, Pernambuco e Santa Catarina. O resultado indica que os governos avançaram na inclusão da temática da inovação nas agendas estaduais enquanto tema central para o desenvolvimento econômico e social, mas que esse avanço não se reverteu em maior envolvimento dos órgãos públicos sendo uma agenda quase totalmente conduzida pelas Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa. O governo age como Espaço de Consenso, tendo sua legitimidade para coordenar e implementar ações reconhecida pelos outros stakeholders afetos à temática da inovação, contudo falta clareza quanto a quais são os objetivos e setores prioritários da política. Em relação aos programas de fomento à inovação, os governos adotam estratégias de estímulo ao empreendedorismo como forma de contornar a dificuldade de interação com as empresas existentes. Já os programas para promoção de interação entre universidades e empresas esbarram em barreiras culturais e institucionais que o governo não consegue romper sem mudança de mentalidade dos representantes das outras hélices acerca da relevância dessas parcerias.
SILVA, DEVANILDO D. da. Articulacao do sistema de inovacao no municipio de Sorocaba. Um estudo com base na experiencia nacional de ambientes de inovacao e nos polos franceses de competitividade / Articulation of the innovation system in Sorocaba city: a study based on the brazilian experience of innovation habitats and french competitive clusters. 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 420 p.Orientador: Desiree Moraes Zouain.Coorientador: Guilherme Ary Plonski.
DOI:
10.11606/T.85.2009.tde-08102009-160607
Abstract: Esta pesquisa investiga a relação entre o setor público, o setor privado, universidades e centros de pesquisa, com vistas ao incremento da competitividade, com base na situação do município de Sorocaba, no Estado de São Paulo. A hipótese inicial de pesquisa é que a interação entre os diferentes atores locais e os benefícios dela decorrentes são ampliados por meio da oferta de ambientes propícios à geração de conhecimento, tecnologia e inovação. A base teórica do estudo é alicerçada na escola neo-schumpeteriana e nos estudos dos sistemas nacionais e locais de inovação, recebendo uma importante contribuição de trabalhos desenvolvidos por renomados pesquisadores para analisar o tema Sistema de Inovação no Brasil. Simultaneamente é desenvolvido um profundo estudo das condições locais de Sorocaba, agregando pesquisa na literatura e pesquisa in loco, o que leva à caracterização da condição do sistema local de inovação em Sorocaba. Na perspectiva da pesquisa de campo opta-se, utilizando como critério a relevância da experiência, pelo desenvolvimento de um estudo de caso com foco nos Pólos Franceses de Competitividade. Em paralelo, com o objetivo de estabelecer uma referência local, são estudadas experiências nacionais em ambientes de inovação. A análise desses elementos permite definir dois conjuntos de informações: as demandas relacionadas às condições do Município de Sorocaba e os fatores prioritários em relação às experiências analisadas no Brasil e na França. Evidencia-se a fragilidade para tratamento dessas questões, considerando a utilização de um único instrumento, sendo proposto um sistema de inovação local com a utilização de vários instrumentos articulados, adequados às características locais do Município de Sorocaba.
BARABÁS, ROBERTA de C.. Neurociências aplicadas ao ensino-aprendizagem da tecnologia nuclear / Neuroscience applied to the teaching-learning of nuclear technology. 2018. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 179 p.Orientador: Gaianê Sabundjian.
DOI:
10.11606/T.85.2018.tde-29112018-075151
Abstract: Embora a tecnologia nuclear tenha aplicações benéficas para diversas áreas, como saúde, indústria, agricultura, produção de energia, entre outras, a sua aceitação ainda é restrita e há várias barreiras para o seu uso. A falta de conhecimento assertivo sobre essa tecnologia gera preconceito com relação à sua utilização. Preconceitos podem ser explícitos, que são conscientes, ou implícitos, inconscientes. No entanto, conscientes ou inconscientes, eles influenciam o comportamento e as atitudes. As experiências nas memórias explícita e implícita podem ser transferidas de uma para a outra. Assim, preconceitos ou associações inconscientes podem ser modificados pela memória explícita, ou seja, um novo conhecimento pode reduzi-los ou revertê-los. Para uma educação transformadora, o professor tem um papel central; entretanto, para que ele transmita o conhecimento de forma imparcial, é necessário que tenha uma visão livre de preconceitos. Esse trabalho visa desenvolver uma metodologia com apoio em neurociências por meio da qual as associações implícitas referentes às aplicações da tecnologia nuclear por parte dos professores de ciências sejam identificadas e possíveis preconceitos implícitos sejam modificados por meio de novos conhecimentos explícitos. Para identificar preconceitos implícitos são necessários testes específicos de memória implícita. O Teste de Associação Implícita (TAI) foi selecionado para esse trabalho. Seguindo as etapas fornecidas pelo software FreeIAT, o TAI foi customizado a fim de comparar as associações implícitas de participantes com relação às áreas nuclear e petróleo e sua consistência foi averiguada por um pré-teste aplicado a um grupo de especialistas (grupo controle) e de leigos, cujos resultados determinaram um bom valor de Alfa de Cronbach. Um programa multissensorial de 5 horas foi desenvolvido e realizado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para um grupo de professores de ciências. O TAI foi aplicado no início e ao término do programa e os resultados das associações implícitas foram comparados. Após seis meses, o TAI foi reaplicado ao mesmo grupo de professores para verificar se as associações implícitas se mantiveram estáveis. Esse programa multissensorial foi comparado com um programa de 12 semanas de ensino tradicional com aulas expositivas realizado no IPEN para alunos ingressantes na pós-graduação. O programa multissensorial foi efetivo para mudar e manter as associações implícitas dos professores referentes às aplicações benéficas da tecnologia nuclear, diferentemente do ensino tradicional com aulas expositivas. Esse trabalho demonstrou que é possível quebrar paradigmas e preconceitos. A abordagem multissensorial possibilitou um conhecimento enriquecido sobre as aplicações da tecnologia nuclear, ou seja, promoveu novas experiências na memória explícita que modificaram as associações prévias armazenadas na memória implícita. Assim, o programa multissensorial demonstrou ser uma ferramenta eficaz, capaz de produzir e manter mudanças nas associações implícitas, de baixo custo e pode ser aplicado em diversas áreas para mudar as associações implícitas e reverter preconceitos. Os resultados demonstraram que esse trabalho de doutorado teve êxito no que se propôs, contribuindo, assim, para a difusão do conhecimento das aplicações benéficas da tecnologia nuclear e, consequentemente, para a sua desmitificação. Essa metodologia completa poderá ser empregada em outras áreas para identificar, modificar e/ou reverter preconceitos ou estereótipos implícitos.
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O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.
A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.
1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI,
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2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI,
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O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.
Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos.
A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.
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