Navegação por assunto "educational facilities"

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  • IPEN-DOC 14040

    SILVA, DEVANILDO D. da . Articulacao do sistema de inovacao no municipio de Sorocaba. Um estudo com base na experiencia nacional de ambientes de inovacao e nos polos franceses de competitividade / Articulation of the innovation system in Sorocaba city: a study based on the brazilian experience of innovation habitats and french competitive clusters . 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 420 p. Orientador: Desiree Moraes Zouain. Coorientador: Guilherme Ary Plonski. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-08102009-160607

    Abstract: Esta pesquisa investiga a relação entre o setor público, o setor privado, universidades e centros de pesquisa, com vistas ao incremento da competitividade, com base na situação do município de Sorocaba, no Estado de São Paulo. A hipótese inicial de pesquisa é que a interação entre os diferentes atores locais e os benefícios dela decorrentes são ampliados por meio da oferta de ambientes propícios à geração de conhecimento, tecnologia e inovação. A base teórica do estudo é alicerçada na escola neo-schumpeteriana e nos estudos dos sistemas nacionais e locais de inovação, recebendo uma importante contribuição de trabalhos desenvolvidos por renomados pesquisadores para analisar o tema Sistema de Inovação no Brasil. Simultaneamente é desenvolvido um profundo estudo das condições locais de Sorocaba, agregando pesquisa na literatura e pesquisa in loco, o que leva à caracterização da condição do sistema local de inovação em Sorocaba. Na perspectiva da pesquisa de campo opta-se, utilizando como critério a relevância da experiência, pelo desenvolvimento de um estudo de caso com foco nos Pólos Franceses de Competitividade. Em paralelo, com o objetivo de estabelecer uma referência local, são estudadas experiências nacionais em ambientes de inovação. A análise desses elementos permite definir dois conjuntos de informações: as demandas relacionadas às condições do Município de Sorocaba e os fatores prioritários em relação às experiências analisadas no Brasil e na França. Evidencia-se a fragilidade para tratamento dessas questões, considerando a utilização de um único instrumento, sendo proposto um sistema de inovação local com a utilização de vários instrumentos articulados, adequados às características locais do Município de Sorocaba.

    Palavras-Chave: technology transfer; economic development; technology management; environmental impacts; organizational models; regional analysis; appropriate technology; commercialization; competition; educational facilities; feasibility studies; international cooperation; knowledge management; urban areas; brazil; france

  • IPEN-DOC 08359

    FERREIRA, ALEX R. . O aspecto da propriedade intelectual nos projetos que proporcionam a cooperacao das universidades ou institutos de pesquisas publicos com o setor industrial - estudo de casos. 2002. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 76 p. Orientador: Jesualdo Luis Rossi.

    Palavras-Chave: educational facilities; industry; technology transfer; patents; public policy; brazil; regional cooperation

  • IPEN-DOC 08052

    HORODYNSKI MATSUSHIGUE, L.B.; YOSHIMURA, E.M.; GUIMARAES FILHO, Z.O.; AMAKU, M.; CASTRO, R.M.; CYBULSKA, E.W.; MEDINA, N.H.; PASCHOLATI, P.R.. Assessing in the laboratory: can it be significant?. In: MOREIRA, M.A. (Ed.) CONFERENCIA INTERAMERICANA SOBRE EDUCACAO EM FISICA, 7, 3-7 jul, 2000, Canela, RS. Atas... Porto Alegre: Instituto de Fisica - UFRGS, 2000, 2000.

    Palavras-Chave: education; physics; educational facilities; laboratories; learning; evaluation

  • IPEN-DOC 15929

    SANTOS, ANDREA C.P. ; FAVARO, DEBORAH I.T. . Avaliação de elementos essenciais e tóxicos em amostras de dietas de diferentes ecossistemas amazônicos utilizando as técnicas de análise por ativação neutrônica e absorção atômica. In: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13.; PROGRAMA DE BOLSAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNEN, 4., 29-30 de agosto, 2007, São Paulo, SP. Resumo expandido... 2007.

    Palavras-Chave: evaluation; elements; diet; ecosystems; neutron activation analysis; absorption spectroscopy; educational facilities; brazil; nutrients; iear-1 reactor; gamma spectrometers; mercury; validation; accuracy

  • IPEN-DOC 20524

    SILVA, ERIC A.B. da; PAVANI, RAFAEL S.; SILVA, THALITA G. da; VIVOLO, VITOR ; DAROS, KELLEN A.C.; POTIENS, MARIA P.A. . Avaliação dos erros encontrados em radiografia realizada pelos estudantes do curso de graduação em odontologia na UNINOVE. In: INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE - RADIO 2014, August 26-29, 2014, Gramado, RS. Proceedings... 2014.

    Palavras-Chave: dentistry; educational facilities; learning; biomedical radiography; errors; risk assessment; quality assurance; evaluation

  • IPEN-DOC 20985

    NASCIMENTO, RIDNAL J. do ; SOUSA, WILLY H. de . Candidate selection criteria postgraduate program and the academic production of their supervisors: an exploratory study. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 12th; MEETING ON REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 19th; MEETING ON NUCLEAR INDUSTRY, 4th, October 4-9, 2015, São Paulo, SP. Proceedings... 2015.

    Palavras-Chave: brazilian cnen; educational facilities; brazilian organizations

  • IPEN-DOC 14551

    MIORANZA, CLAUDIO . Desenvolvimento e aplicacao de modelo multidimensional para a avaliacao da qualidade educacional no programa de pos-graduacao stricto sensu do IPEN / Development and application of multidimensional model for the quality evaluation of graduate-level education in program of the IPEN . 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 386 p. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118

    Abstract: As instituições de ensino superior têm se preocupado com a qualidade do produto que oferecem à sociedade e, com o objetivo de conseguir melhores resultados, precisam prestar serviços com alto grau de valor e de qualidade. O caráter inédito deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo Multidimensional para a Avaliação da Qualidade Educacional, denominado MULTQUALED. O modelo foi estruturado a partir de normas e de modelos da qualidade utilizados em outros setores econômicos onde foram criados quatro instrumentos de coleta de dados, contemplando as dimensões organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura, com o objetivo de qualificar e de quantificar ações para a melhoria contínua do processo de gestão da qualidade educacional. A aplicação do modelo ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN-CNEN/SP), no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Nuclear. As informações obtidas a partir da aplicação do modelo MULTQUALED evidenciaram fragilidades e aspectos positivos que auxiliarão a tomada de decisões com ações estratégicas, contribuindo com a melhoria contínua da qualidade educacional do programa.

    Palavras-Chave: brazilian cnen; education; educational facilities; evaluation; information; knowledge management; learning; nuclear energy; quality assurance

  • IPEN-DOC 14985

    MIORANZA, CLAUDIO; AQUINO, AFONSO R. de . Elaboracao de um modelo multidimensional de avaliacao da qualidade da educacao superior em um instituto de pesquisas nucleares. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 9, n. 1, p. 18-28, 2007.

    Palavras-Chave: evaluation; educational facilities; performance testing; educational tools; organizational models

  • IPEN-DOC 13882

    MAGALHAES, ADRIANA B.V.B. . Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa / Knowledge services in science & technology improving the university/research centre-company relationship . 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 253 p. Orientador: Desiree Moraes Zouain. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613

    Abstract: Esta pesquisa propõe um modelo de Estrutura de Serviços do Conhecimento aplicável aos Parques Científicos e Tecnológicos e direcionados às micro, pequenas e médias empresas, de maneira a otimizar a relação empresa universidade centros de pesquisa. A idéia surgiu a partir de leituras e estudos relativos aos parques científicos e tecnológicos e à observação de uma lacuna do conhecimento: não estavam disponíveis trabalhos acadêmicos que modelassem estruturas de serviços de apoio à relação empresa universidade - centros de pesquisa em Parques Científicos e Tecnológicos. A metodologia utilizada na pesquisa foi: estudos exploratórios complementados por pesquisa ação. Foram determinadas cinco dimensões de análise (serviços do conhecimento, desenvolvimento de negócios, serviços comuns, expansão de área, e imagem/visibilidade); com base nas dimensões definidas foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado na forma de e-survey; o questionário foi respondido por gestores de Parques Científicos e Tecnológicos de diversos países (Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Brasil, Turquia e Uruguai). Alguns dos parques estudados, europeus, foram visitados (o que complementou a última fase da pesquisa-ação). Após apresentação, análise e discussão dos resultados, foi formulado o modelo conceitual de estrutura de serviços do conhecimento para Parques Científicos e Tecnológicos. Durante a etapa de formulação do modelo, uma breve discussão sobre a importância do conhecimento e do atendimento das necessidades do cliente, implicou na inclusão de uma interface-cliente no modelo final.

    Palavras-Chave: technology transfer; technology impacts; economic development; educational facilities; regional cooperation; organizational models; management; knowledge management

  • IPEN-DOC 09877

    ZOUAIN, D.M. . Estruturas e servicos em parques tecnologicos - O apoio ao desenvolvimento da relacao universidade-centros de pesquisa/empresa. In: SIMPOSIO DE GESTAO DA INOVACAO TECNOLOGICA. 23., 19-22 de outubro, 2004, Curitiba, PR. Anais... 2004. p. 2254-2269.

    Palavras-Chave: technology transfer; knowledge management; educational facilities; coordinated research programs; technology transfer; technology management; commercialization

  • IPEN-DOC 09149

    BERARDINELLI , CLEITON . Estudo de casos de cooperacao universidade-empresa: uma abordagem do ponto de vista da empresa. 2003. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 71 p. Orientador: Jose Roberto Rogero.

    Palavras-Chave: technology transfer; industry; educational facilities; cooperation; commercialization; management; organizational models; brazil

  • IPEN-DOC 07942

    HORODYNSKI MATSUSHIGUE, L.B.; PASCHOLATI, P.R.; VANIN, V.R.; DIAS, J.F.; YONEAMA, M.L.; SIQUEIRA, P.T.D. ; AMAKU, M.; DUARTE, J.L.M.. Gambling as a teaching aid in the introductory physics laboratory. European Journal of Physics, v. 19, p. 337-346, 1998.

    Palavras-Chave: education; educational facilities; educational tools; physics; laboratories; statistics; data covariances

  • IPEN-DOC 08954

    ZOUAIN, D.M. ; SILVA, L.L.C.; PONTES, J.A.P.; ROGERO, J.R. ; PLONSKI, G.A.. Implantacao de um Parque Tecnologico na cidade de Sao Paulo - as primeiras iniciativas. In: SEMINARIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLOGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS, 10., 22-25 ago, 2000, Belem, PA. Anais... 2000.

    Palavras-Chave: research programs; urban areas; economic development; business; small businesses; educational facilities; industry; technology transfer; public policy

  • IPEN-DOC 13481

    MAGALHAES, ADRIANA B.V.B. ; ZOUAIN, DESIREE M. . Innovation services structure for science technology parks (STPs)- forging regional improvement mechanisms for companies, university and RD centers and government partnership. In: THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR PROFESSIONAL INNOVATION, 19th, June 15-18, 2008, Tours, (Vale de La Loire) France. Proceedings... 2008.

    Palavras-Chave: technology transfer; knowledge management; knowledge base; research programs; business; economic development; educational facilities; technology management

  • IPEN-DOC 19992

    ROCHA, RODRIGO L. da . Interação universidade-centros de pesquisa e empresas: um estudo sobre o setor de biomateriais do estado do Paraná / Universities-research centres-companies interaction: a study on biomaterials sector in Parana state . 2014. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 156 p. Orientador: Desiree Moraes Zouain. DOI: 10.11606/T.85.2014.tde-04042014-091249

    Abstract: Esta pesquisa realiza um estudo da relação entre universidades-centros de pesquisa e empresas no setor de biomateriais, no estado do Paraná (Brasil). Os dados foram levantados por meio de entrevistas exploratórias realizadas com onze líderes de grupos de pesquisa, com representantes dos setores de pesquisa e desenvolvimento de quatro empresas ligadas ao setor de biomateriais e com os responsáveis pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das universidades contempladas pela pesquisa. Os resultados das entrevistas com os pesquisadores mostram as motivações para o estabelecimento das parcerias, as principais dificuldades, bem como as lacunas que dificultam o avanço das pesquisas no estado. As entrevistas exploratórias com os representantes das empresas identificaram as motivações para o estabelecimento das parcerias, as formas utilizadas para identificar os pesquisadores, as principais dificuldades, bem como as principais lacunas nesta relação. Foi realizada também uma pesquisa bibliográfica a respeito dos mecanismos governamentais de apoio, na qual foram levantadas as principais legislações federais sobre o processo de inovação, as legislações locais e os principais mecanismos de subvenção atuantes no estado. Por fim, foram identificadas e analisadas as boas práticas implantadas pelas empresas e universidades-centros de pesquisa. Este trabalho finaliza com a apresentação de dois protocolos de boas práticas disponibilizados para empresas e instituições de pesquisa, e um protocolo de ações para o governo, com o objetivo de aprimorar esta relação, tão importante para o desenvolvimento científico-tecnológico no país.

    Palavras-Chave: brazil; biological materials; educational facilities; research programs; industry; agreements; bibliographies; government policies; legislation

  • IPEN-DOC 24628

    CALVO, WILSON A.P. . IPEN - aplicação de técnicas nucleares voltado para a área da saúde. In: ANAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOCIENCIAS NUCLEARES, 09-11 de outubro, 2017, São Paulo, SP. Resumo... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares, 2017. p. 24-25.

    Abstract: O IPEN/CNEN/SP tem destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vem proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população. A multidisciplinaridade das atividades do setor nuclear, tem permitido conduzir amplo e variado programa de pesquisas e desenvolvimentos em outras áreas. Dentre essas, Biotecnologia, Física Nuclear e de Radioquímica, Materiais Avançados, como a obtenção e preparação de cerâmicas especiais, biomateriais e crescimento de monocristais para o uso em lasers. Um rigoroso programa de controle radiológico e de segurança nuclear é conduzido em todas as instalações nucleares e radioativas do IPEN. Este programa inclui monitorações radiológicas, pessoal e ambiental, atendimento a emergências radiológicas, análises radiotoxicológicas, avaliações radiosanitárias, calibração de monitores de radiação, tratamento e acondicionamento de rejeitos nucleares de baixa atividade. O IPEN é ainda responsável, em associação com a USP, pela condução de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. A CAPES tem avaliado os cursos de pós-graduação do IPEN com os melhores conceitos, colocando-o entre os melhores cursos de pós-graduação do país.

    Palavras-Chave: reactors; nuclear medicine; radioisotopes; nuclear energy; education; information dissemination; nuclear power plants; research programs; brazilian cnen; educational facilities

  • IPEN-PUB-228

    KHOURI, M.T.F.C.. Kit com detectores de tracos para fins didaticos. 1988. 8 p.

    Palavras-Chave: dielectric track detectors; etching; polycarbonates; mica; educational facilities

  • IPEN-DOC 20560

    OLIVEIRA, ALINE S.G.R. de ; LEONARDO, LUCIO ; DAMATTO, SANDRA R. . Knowledge about nuclear energy and radioactivity of senior high school students. In: INTERNATIONAL NUCLEAR CHEMISTRY CONGRESS, 4th, September 14-19, 2014, Maresias, São Paulo. Abstract... 2014. p. 124.

    Palavras-Chave: nuclear energy; radioactivity; knowledge base; adolescents; education; educational facilities; information dissemination; learning

  • IPEN-DOC 12193

    MOREIRA, FERNANDO J.F. ; GUENA ANA M.O.; NAKAMURA, EMILIA K. ; VIEIRA, MARTHA M.F. ; DIAS, AILTON F.. Management system development to establish an alumini database: application to a nuclear institution. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 8th/ MEETING ON REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 15th, Sept. 30 - Oct. 5, 2007, Santos, SP. Proceedings... Sao Paulo: ABEN, 2007, 2007.

    Palavras-Chave: data base management; education; educational facilities; knowledge management; learning; nuclear energy; research programs

  • IPEN-DOC 14931

    MIORANZA, CLAUDIO; AQUINO, AFONSO R. de . Modelo multidimensional de avaliacao da qualidade educacional - MULTQUALED. Revista Iberoamericana de Educacion, v. 49, n. 6, p. 1-20, 2009.

    Palavras-Chave: educational tools; organizational models; educational facilities; performance testing; evaluation

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Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

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Ano de publicação: 2015

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O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.

O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.

Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.