Navegação por assunto "education"

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  • IPEN-DOC 18174

    MODANEZ, LEILA . Aceitação de alimentos irradiados: uma questão de educação / Acceptance of irradiated food: an education issue . 2012. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 104 p. Orientador: Ana Lucia C.H. Villavicencio. DOI: 10.11606/T.85.2012.tde-23102012-150844

    Abstract: O uso comercial da tecnologia de irradiação de alimentos no Brasil cresce lentamente, devido a interpretações equivocadas por grande parte dos consumidores brasileiros, que possuem uma ideia preconcebida, advinda da imagem negativa da energia nuclear. Pesquisas indicam que a difícil aceitação por parte do consumidor pode ser atribuída à confusão existente entre os termos irradiação e radioatividade, frequentemente relacionados aos riscos à saúde. Quando devidamente informados sobre o que é, para que serve e quais os benefícios da tecnologia de irradiação de alimentos, grande parte dos consumidores reage de forma positiva. Portanto, os objetivos deste trabalho foram avaliar a aceitação de consumidores brasileiros em relação ao consumo de alimentos irradiados, verificar as informações que eles receberam sobre o processo de irradiação de alimentos durante o período escolar, fazer uma análise do currículo escolar brasileiro desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, no que diz respeito às aplicações da energia nuclear e comparar o conteúdo ensinado no Brasil ao conteúdo abordado nos demais países pesquisados, como a França, os Estados Unidos e a China. A metodologia do trabalho consistiu em um levantamento sistemático da literatura específica, bem como na aplicação de um questionário para a verificação da aceitação de alimentos irradiados por consumidores brasileiros. De acordo com a bibliografia consultada, ficou clara a recomendação de uma educação, desde o início no currículo escolar, sobre as aplicações benéficas da energia nuclear, mais especificamente, na área de irradiação de alimentos. Tal recomendação deve-se ao fato de que os consumidores consultados, tanto no Brasil como em outros países, não têm conhecimento suficiente sobre os benefícios da irradiação de alimentos. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a educação é de fundamental importância para a aceitação de novas tecnologias, por parte dos consumidores, especificamente de alimentos irradiados.

    Palavras-Chave: food processing; irradiation; education; public opinion; public relations; safety analysis; public health; brazil; global aspects

  • IPEN-DOC 26335

    LEOCADIO, MEIRILANE S.; IGAMI, MERY P.Z. ; ANDRADE, DELVONEI A. de . Adherence of the IPEN post-graduation program dissertations to the ABNT norms. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 21-25, 2019, Santos, SP. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2019. p. 3964-3969.

    Abstract: The process of standardizing or normalizing "something" is a reality in various segments of society, from industry, commerce and even services require Technical Standards to confer a quality standard on any and all goods that are produced. The objective of this research was to verify the adherence of the Dissertations defended in the IPEN/USP Post-Graduation Program to the technical standards of ABNT documentation. We analyzed 85 dissertations made available in the Institutional Repository of the Institute, from 2007 to 2016; we chose to evaluate the adhesion of the Abstract, Literature Review, List of References and Page Formatting by means of a Likert Scale standard form. It was observed that 87% of the Abstracts presented were very adequate to the standards, against 12% that were very inadequate. The Literature Review was very adequate in 51% of the projects, although 27% presented as neither very adequate nor very inadequate (neutral). However, the List of References was inadequate to the norms in 69% of the projects. Finally, in the formatting format it was possible to observe that 56% of the projects were in agreement with the rules presented for paging. In this evaluation it was evidenced that the guide of the Institute has exerted a strong influence on the quality of the assignments, thus guaranteeing greater quality in the physical presentation of the dissertations of the IPEN Program.

    Palavras-Chave: knowledge management; nuclear energy; education; document types; quality control; recommendations; standardization; brazilian cnen

  • IPEN-DOC 16262

    BUENO, LILIAN de O. ; AQUINO, AFONSO R. de . Analise do tema mudanças climáticas no contexto das ciências e da divulgação científica. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 12, n. 2, p. 84-94, 2010.

    Palavras-Chave: brazil; climatic change; environment; education

  • IPEN-DOC 11578

    RICCIARDI, RITA I. ; BARROSO, ANTONIO C.O. . Appraising the knowledge in radiopharmacy center based on process mapping and knowledge domain cartography. In: BOUGHZALA, I. (Ed.); ERMINE, J.L. (Ed.). Trends in Applied Knowledge Management. 2005. p. 273-284,

    Palavras-Chave: radiopharmaceuticals; knowledge base; knowledge management; maps; organizational models; research programs; brazilian cnen; education

  • IPEN-DOC 08052

    HORODYNSKI MATSUSHIGUE, L.B.; YOSHIMURA, E.M.; GUIMARAES FILHO, Z.O.; AMAKU, M.; CASTRO, R.M.; CYBULSKA, E.W.; MEDINA, N.H.; PASCHOLATI, P.R.. Assessing in the laboratory: can it be significant?. In: MOREIRA, M.A. (Ed.) CONFERENCIA INTERAMERICANA SOBRE EDUCACAO EM FISICA, 7, 3-7 jul, 2000, Canela, RS. Atas... Porto Alegre: Instituto de Fisica - UFRGS, 2000, 2000.

    Palavras-Chave: education; physics; educational facilities; laboratories; learning; evaluation

  • IPEN-DOC 13655

    CHICOUREL, E.L.I.; BARRA, L.G.I.; SINCONE, G.H.; FAVARO, D.I.T. ; FISBERG, M.; COZZOLINO, S.M.F.. Avaliacao da dieta e do estado nutricional de pre-escolares do municipio de Juiz de Fora, Mg, Brasil. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE NUTRICION, 12., 12-16 de noviembre, 2000, Buenos Aires, Argentina. Resumem... 2000.

    Palavras-Chave: brazil; children; education; diet; nutrition

  • IPEN-DOC 14460

    NUNES, ILIENE R. . A avaliacao do ciclo de vida como ferramenta para a educacao ambiental: O uso da reducao do desperdicio e do aumento da produtividade como indicadores / Evaluation of life cycle as a tool for environmental education: the use of waste reduction and increase productivity as indicators . 2009. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 274 p. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-26092011-151119

    Abstract: Qualquer produto, independente do material que é preparado, causa um impacto no meio ambiente: ou em função das matérias-primas que consome, ou do seu processo produtivo, ou devido ao seu uso ou disposição final. É pouco provável que a humanidade tenha consciência desse fato haja vista que quem nasce, cresce ou vive por muitos anos nas cidades, tende a perder a percepção da dependência do homem para com o meio natural. Em especial, para as empresas, em sua maioria, a preocupação com a problemática ambiental ainda não se transformou em práticas administrativas e operacionais efetivas. Entretanto, diante de políticas públicas que impõem posturas menos agressivas ao meio ambiente e uma sociedade econômica globalizada que começa a preocupar-se com a grave crise ambiental do planeta, as empresas percebem a importância de firmarem, entre suas estratégias, as questões ambientais. Portanto, o objetivo deste trabalho é propor um Programa de Educação Ambiental Empresarial baseado no uso da Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos. Para tanto, foi proposto um Programa de Educação Ambiental Empresarial que, aplicado através de um estudo de caso, dentro de uma empresa multinacional do ramo eletroeletrônico, possibilitou uma melhora no nível de conscientização dos funcionários, bem como contribuiu para a redução das perdas de matérias-primas durante o processo produtivo e possibilitou, com isso, o aumento da produtividade e uma economia para o meio ambiente.

    Palavras-Chave: environment; environmental impacts; environmental policy; education; resource conservation; life cycle assessment; industry; productivity; quality control

  • IPEN-DOC 21621

    SAKAI, CAIO de C. ; ANDRADE, DELVONEI A. de . Capacitação e desenvolvimento de geometrias utilizando modelador sólido para análise numérica em mecânica dos fluidos computacional aplicado a reatores nucleares. In: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; PROGRAMA DE BOLSAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNEN, 8.; PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO, 1., 17-18 de novembro, 2011, São Paulo, SP. Resumo expandido... 2011. p. 117-118.

    Palavras-Chave: education; numerical analysis; fluid mechanics; reactors; design

  • IPEN-DOC 15228

    PUPAK, MARCIA O. . Challenges in education and qualification of human resources for next nuclear generation. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 9th; MEETING ON REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 16th; MEETING ON NUCLEAR INDUSTRY, 1st, September 27 - October 2, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Proceedings... Sao Paulo: ABEN, 2009, 2009.

    Palavras-Chave: brazilian cnen; education; iaea; international cooperation; nuclear energy; nuclear engineering; public policy; reactor operators; scientific personnel

  • IPEN-PUB-104

    LIMA, F.W. . Ciencia no Brasil. 1987. 4 p.

    Palavras-Chave: education; technology transfer; brazil

  • IPEN-PUB-365

    VIEIRA JUNIOR, N.D. . Como conciliar pesquisa tecnologica com pesquisa fundamental. 1992. 21 p.

    Palavras-Chave: brazilian organizations; research programs; information; technology transfer; personnel; education; productivity; quality assurance

  • IPEN-DOC 23150

    BARDELLA, FERNANDO ; RODRIGUES, ANDRE M. ; LEAL NETO, RICARDO M. . CrystalWalk: crystal structures, step by step. Journal of Applied Crystallography, v. 50, p. 949-950, 2017. DOI: 10.1107/S160057671700560X

    Abstract: CrystalWalk is a crystal editor and visualization software designed for teaching materials science and engineering. Based on WebGL/HTML5, it provides an accessible and interactive platform to students and teachers by introducing a simplified crystallographic approach that creates crystal structures by combining a lattice with a motif without the use of its internal symmetry. CrystalWalk is the first software to use solely translational symmetry, aiming to introduce engineering students to the basic concepts of lattice and motif. Although very restrictive from the crystallographic point of view, CrystalWalk makes it simple for students to experiment, reproduce and visualize, in an interactive manner, most of the crystal structures that are commonly introduced in materials science and engineering curricula.

    Palavras-Chave: crystal structure; crystallography; computer codes; educational tools; technology transfer; education

  • IEA-INF-21

    COSTA, J.R.. Curso de introducao ao estudo dos ciclos de combustivel. 1972. 177 p.

    Palavras-Chave: agr type reactors; burnup; bwr type reactors; cost; education; fuel cycle; fuel elements; gcfr type reactors; htgr type reactors; lmfbr type reactors; nuclear power plants; performance; phwr type reactors; pwr type reactors

  • IPEN-DOC 07264

    COSTA, F.E. ; HAMADA, M.M. ; PEREIRA, M.C.C. ; MESQUITA, C.H. . Desenvolvimento de detector-contador para fins de ensino em instrumentacao nuclear. In: CONGRESSO GERAL DE ENERGIA NUCLEAR, 8.; ENCONTRO NACIONAL DE APLICACOES NUCLEARES, 5., 5-20 out, 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ABEN, 2000, 2000.

    Palavras-Chave: radiation detection; education; radiation detectors; counting circuits; cesium iodides; thallium; photodiodes; silicon; gamma detection; solid scintillation detectors

  • IPEN-DOC 14551

    MIORANZA, CLAUDIO . Desenvolvimento e aplicacao de modelo multidimensional para a avaliacao da qualidade educacional no programa de pos-graduacao stricto sensu do IPEN / Development and application of multidimensional model for the quality evaluation of graduate-level education in program of the IPEN . 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 386 p. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118

    Abstract: As instituições de ensino superior têm se preocupado com a qualidade do produto que oferecem à sociedade e, com o objetivo de conseguir melhores resultados, precisam prestar serviços com alto grau de valor e de qualidade. O caráter inédito deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo Multidimensional para a Avaliação da Qualidade Educacional, denominado MULTQUALED. O modelo foi estruturado a partir de normas e de modelos da qualidade utilizados em outros setores econômicos onde foram criados quatro instrumentos de coleta de dados, contemplando as dimensões organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura, com o objetivo de qualificar e de quantificar ações para a melhoria contínua do processo de gestão da qualidade educacional. A aplicação do modelo ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN-CNEN/SP), no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Nuclear. As informações obtidas a partir da aplicação do modelo MULTQUALED evidenciaram fragilidades e aspectos positivos que auxiliarão a tomada de decisões com ações estratégicas, contribuindo com a melhoria contínua da qualidade educacional do programa.

    Palavras-Chave: brazilian cnen; education; educational facilities; evaluation; information; knowledge management; learning; nuclear energy; quality assurance

  • IPEN-DOC 19239

    RUIVO, JULIO C.; ZAMBONI, CIBELE B. ; BATISTA, WAGNER F.. Determinação da meia vida de isótopos de telúrio: uma proposta para o ensino de física nuclear. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 11th; MEETING ON REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 18th; MEETING ON NUCLEAR INDUSTRY, 3rd, November 24-29, 2013, Recife, PE. Proceedings... Sao Paulo: ABEN, 2013, 2013.

    Palavras-Chave: isotopes; tellurium; half-life; nuclear matter; physics; education

  • IPEN-DOC 14860

    MATTIOLO, SANDRA R.; BOEMER, VERONICA A.; AQUINO, AFONSO R. de . Diretrizes modernas de educação e psicologia ambiental na fase de conscientização e treinamento de sistemas de gestão ambiental. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 11, n. 3, p. 79-84, 2009.

    Palavras-Chave: environmental awareness; management; implementation; training; education; behavior; human factors

  • IPEN-DOC 25873

    ESCANHOELA, CORDELIA M.F.; SABUNDJIAN, GAIANE ; LIMA, ANA C. de S. . Educação ambiental e sustentabilidade: um reator nuclear inovador para o Brasil. Revista Mais Educação, v. 2, n. 2, p. 220-229, 2019.

    Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre a implementação do reator inovador System - Integrated Modular Advanced Reactor (SMART) no Brasil. Desenvolvido pelo Korea Atomic Energy Research Institute (KAERI) e com potência elétrica de 100MWe, esse reator pode atender a uma demanda de cerca de 100.000 habitantes. A escolha deste reator nuclear inovador está alicerçada, primeiramente, na análise do cenário energético nacional, no qual é demonstrada tanto a necessidade da expansão energética no Brasil quanto na imprescindível escolha de fontes alternativas de energia de maneira a atender as exigências de sustentabilidade e atenuação dos impactos ambientais. Dentro do contexto de complementariedade da matriz energética nacional associada à descentralização da geração de energia elétrica; o projeto envolvendo um reator nuclear pequeno e modular do tipo Power Water Reactor (PWR) prova ser uma escolha assertiva inclusive do ponto de vista econômico, já comprovado por meio de métodos econômicofinanceiros e ainda, pelo aproveitamento da expertise existente no país.

    Palavras-Chave: environment; sustainability; education; reactors; kaeri; power reactors; pwr type reactors; brazil; implementation; feasibility studies; economic impact; construction

  • IPEN-DOC 16506

    CAMARGO, ROSANA; BARROSO, ANTONIO C. de O. . A educação na era do conhecimento. Sinergia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 79-85, 2010.

    Palavras-Chave: knowledge management; learning; program management; education

  • IPEN-DOC 26434

    LEVY, DENISE ; VILLAVICENCIO, ANNA L.C.H. . Educating the educators: interdisciplinary approaches to enhance science teaching. World Academy of Science, Engineering and Technology: International Journal of Educational and Pedagogical Sciences, v. 13, n. 9, p. 1206-1209, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3461956

    Abstract: In a rapid-changing world, science teachers face considerable challenges. In addition to the basic curriculum, there must be included several transversal themes, which demand creative and innovative strategies to be arranged and integrated to traditional disciplines. In Brazil, nuclear science is still a controversial theme, and teachers themselves seem to be unaware of the issue, most often perpetuating prejudice, errors and misconceptions. This article presents the authors’ experience in the development of an interdisciplinary pedagogical proposal to include nuclear science in the basic curriculum, in a transversal and integrating way. The methodology applied was based on the analysis of several normative documents that define the requirements of essential learning, competences and skills of basic education for all schools in Brazil. The didactic materials and resources were developed according to the best practices to improve learning processes privileging constructivist educational techniques, with emphasis on active learning process, collaborative learning and learning through research. The material consists of an illustrated book for students, a book for teachers and a manual with activities that can articulate nuclear science to different disciplines: Portuguese, mathematics, science, art, English, history and geography. The content counts on high scientific rigor and articulate nuclear technology with topics of interest to society in the most diverse spheres, such as food supply, public health, food safety and foreign trade. Moreover, this pedagogical proposal takes advantage of the potential value of digital technologies, implementing QR codes that excite and challenge students of all ages, improving interaction and engagement. The expected results include the education of the educators for nuclear science communication in a transversal and integrating way, demystifying nuclear technology in a contextualized and significant approach. It is expected that the interdisciplinary pedagogical proposal contributes to improving attitudes towards knowledge construction, privileging reconstructive questioning, fostering a culture of systematic curiosity and encouraging critical thinking skills.

    Palavras-Chave: education; nuclear energy; learning; training; educational tools; information dissemination; nuclear power

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Autor: Maprelian

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O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.

O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.

Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

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